Na preparação para o 10º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), uma manhã de capacitação foi realizada nesta terça-feira (27/2) para qualificar os debates que ocorrerão durante o evento. O foco principal foi instruir os participantes que irão atuar como facilitadores das discussões técnicas sobre os desafios de transformação enfrentados pelos estados do Sul e Sudeste. A capacitação ocorreu no campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em Porto Alegre.
“Este é o momento de compreender as diferentes etapas das discussões que serão realizadas, os papéis de cada um dos envolvidos e a metodologia do trabalho a ser realizado. É uma oportunidade para esclarecer dúvidas e sair com segurança para nossa atuação durante os debates”, destacou, na abertura do evento, a diretora de Desenvolvimento de Negócios do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Bianka Nieckel.
Os debates serão realizados, no dia 1º de março, por 21 grupos técnicos (GTs) integrados pelos secretários de Estado e pelas equipes técnicas. Os facilitadores, por sua vez, são responsáveis pela condução metodológica das discussões, como gestores dos processos para uma orientação produtiva das proposições.
Durante a capacitação, a professora e coordenadora do curso Comunicação Digital da Unisinos, Melissa Lesnovski, enfatizou a importância dos facilitadores no encorajamento aos participantes para que expressem suas ideias. “Temos de trabalhar por uma construção coletiva de soluções, a partir da análise de perspectivas diversas sobre os desafios em pauta”, disse. Já a gestora de criatividade e projetos do Tecnopuc, Ana Berger, explicou a lógica das atividades programadas para o evento.
A organização das atividades dos GTs é conduzida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), com coordenação do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e apoio da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
Os grupos técnicos tratarão dos seguintes temas:
- Agricultura e Pecuária
- Cultura
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Social e Profissional
- Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Fomento
- Direitos Humanos, Juventude e Políticas para a Mulher
- Educação
- Esportes
- Fazenda e Previdência
- Governança do Cosud
- Habitação e Obras
- Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Urbano
- Inovação e Inclusão Digital
- Malha Ferroviária
- Meio Ambiente
- Planejamento e Governo Digital
- Procuradoria Geral do Estado
- Saúde
- Segurança Pública
- Transparência, Controladoria e Ouvidoria
- Turismo
Sobre o evento
Com mais de 114 milhões de habitantes, os sete estados que compõem o Cosud – Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Desde sua criação, em março de 2019, em Belo Horizonte, esta é a segunda vez que o encontro ocorre no Rio Grande Sul. A primeira foi em Gramado, em maio de 2019. São Paulo organizou a edição mais recente, em outubro de 2023.
A abertura ocorrerá na quinta-feira (29/2), às 15h, na Sala Sinfônica da Casa da Ospa. Na sexta (1/3), das 8h30 às 17h30, estão previstas as reuniões dos GTs no Palácio Piratini, no Theatro São Pedro e na Unisinos. O evento se encerrará no sábado (2/3), às 10h. Coletivas de imprensa serão realizadas após a abertura e o encerramento.
Ao fim de cada encontro, os governadores assinam uma carta na qual reforçam os compromissos assumidos ao longo do evento. O documento desta edição será lido durante a solenidade de encerramento.
Texto: Ascom EDP
Edição: Felipe Borges/Secom