A primeira rodada de debate do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) com o grupo temático de esportes, iniciada nesta quinta-feira (19), foi dedicada a exposições e estudos focados na importância da atividade física e no esporte como ferramenta de inclusão.
Até sábado, o grupo de trabalho de esportes estará dedicado em diagnosticar e identificar as oportunidades de desenvolvimento esportivo e na mensuração dos resultados de políticas integradas entre os participantes do consórcio.
“Temos um grupo de trabalho forte e determinado a valorizar o esporte e toda a cadeia que ele movimenta. Seguiremos com as discussões, compartilhando experiências e cases para, enfim, apresentar uma proposta integrada de desenvolvimento do nosso esporte”, afirmou a secretaria de Estado de Esportes, coronel Helena Reis.
A atividade física e sua promoção em políticas públicas sólidas, que resultam na melhora da saúde da população, foi o primeiro tema de exposição.
Consenso entre os Estados, o esporte é, sem dúvida, a ferramenta de transformação de vidas. Na base, forma-se o caráter, que é premissa básica para o estágio seguinte, o da introdução competitiva. A construção do atleta depende de condições multifatoriais. No alto rendimento, o esporte tem, fundamentalmente, a missão de inspirar, de ilustrar, de brotar na mente dos mais jovens a aspiração de vencer na vida, de mudar a própria trajetória e a de quem o rodeia.