Durante a sexta-feira (1º/3), na 10ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), o Grupo Técnico (GT) de Educação debateu políticas públicas importantes para a área. A não revogação do Novo Ensino Médio e a não inviabilização de um Ensino Técnico e Profissional dominaram a pauta de discussões. No sábado (2/3), durante o encerramento do Cosud, o grupo apresentará aos governadores os compromissos estratégicos que foram definidos.
O GT também propôs reflexões sobre currículo flexível, com recomposição de aprendizagens, formação de professores alinhada com as demandas e necessidades do século XXI e formação técnica e profissional no Ensino Médio.
Ainda como parte das discussões estiveram presentes temas como o acolhimento da proposta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das licenciaturas levando em conta as práticas de ensino, o fortalecimento da cultura digital nos eixos tecnológicos da Educação Profissional e Tecnológica, e o aprimoramento do regime de colaboração entre Estados e municípios.
O fortalecimento dos eixos de transporte escolar, alimentação, sistema de matrículas, bem como a cessão ou permuta de professores para as escolas em tempo integral também foram abordados durante o encontro, que foi coordenado pela secretária da Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira.
O grupo contou com a participação dos secretários do Espírito Santo, Vitor de Ângelo; do Paraná, Roni Miranda; do Rio de Janeiro, Roberta Barreto; dos secretários adjuntos de Minas Gerais, Geniana Guimaraes, e de Santa Catarina, Patrícia Lueders; e do secretário executivo de São Paulo, Vinícius Neiva.
Texto: Bianca Garrido/Ascom Seduc
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom