Representantes dos governos estaduais do Sul e Sudeste, reunidos nesta sexta-feira (1/3) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em Porto Alegre, discutiram objetivos comuns às regiões e pertinentes às áreas previstas no Grupo Técnico (GT) de Inovação e Inclusão Digital. Foram definidas compras públicas em inovação e compartilhamento de boas práticas como pontos prioritários e estratégicos.
O GT fez parte da programação do 10º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) e foi conduzido pela titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do Rio Grande do Sul, Simone Stülp. “Esse encontro é importantíssimo para fortalecer o ecossistema de inovação das duas regiões, já que temos muitas características comuns e podemos unir esforços. Tivemos um dia bastante produtivo e avançamos em pautas prioritárias”, avaliou.
Pontos estratégicos abordados em edições anteriores foram resgatados pelo público, que ampliou os debates sobre aqueles considerados fundamentais. A secretária Simone salientou a força do Cosud para concretizar as ações traçadas. “Temos de aproveitar essa união para executar projetos e planos conjuntos. Precisamos pensar os estados do Sul e Sudeste de forma coletiva e, assim, avançar em políticas públicas para a sociedade”, explicou.
Presente na reunião, o secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Vahan Agopyan, demonstrou entusiasmo com os resultados. “Fiquei satisfeito porque estamos conseguindo convergir em ideias e otimizar o trabalho. Tratamos de dois importantes tópicos e alinhamos encontros futuros, em São Paulo e aqui em Porto Alegre”, disse.
Agopyan ressaltou a importância de compartilhar conhecimento quanto às compras públicas. “É fundamental conversarmos para orientar nossos governos em relação ao tema, ou seja, fazer com que os estados utilizem o poder de compra para incentivar a inovação”, afirmou.
Compromissos firmados
- Compras públicas de inovação
Foi sugerido o uso da influência política do Cosud para a sensibilização e pacificação do tema, por meio da produção de guias e materiais de apoio que tornem objetiva a implementação desse instrumento pela administração pública.
- Compartilhamento de boas práticas em Ciência, Tecnologia e Inovação
O GT indicou a formalização da estratégia de compartilhamento, estabelecendo uma rotina de apresentações e visitas técnicas envolvendo secretários das pastas relacionadas, gerando aprimoramento das políticas particulares de cada unidade federativa e fomentando ações conjuntas.
Composição do GT
Além de Simone e de Agopyan, o GT contou com a presença da chefe de gabinete da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade do RS (Seidape), Cristina Viana, e de representantes de diversas secretarias dos governos do Sul e Sudeste.
Texto: Jéssica Moraes/Ascom Sict
Edição: Felipe Borges/Secom