O Grupo Técnico (GT) de Planejamento e Governo Digital do 10º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) estabeleceu, nesta sexta-feira (1/3), compromissos estratégicos para a área. A atividade ocorreu na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em Porto Alegre, e contou com a participação de cerca de 35 representantes das áreas nos governos de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Os pontos definidos foram: a criação de um sistema conjunto de monitoramento e avaliação de políticas, a formulação do planejamento estratégico do Cosud, a viabilização do compartilhamento estratégico de dados públicos com o setor produtivo e a difusão do portfólio de soluções entre os estados integrantes do consórcio.
Coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a conversa levou à definição dos compromissos, que serão apresentados no sábado (2/3) durante o encerramento do Cosud, no Palácio Piratini. Os itens construídos darão suporte à elaboração da carta final do evento, que será lida pelos governadores.
Os participantes do GT relataram experiências bem-sucedidas e também os desafios e obstáculos enfrentados para atender melhor a população. “A intenção foi mostrar a experiência do Rio Grande do Sul e ouvir os relatos de todos os estados”, destacou a titular da SPGG, Danielle Calazans, que conduziu os trabalhos. “Conhecendo os pontos de convergência e as dificuldades de cada um, podemos fortalecer nossos laços e construir encaminhamentos que auxiliem a todos na elaboração de soluções.”
Discussões do GT
Na abertura dos trabalhos pela manhã, o secretário-adjunto da SPGG, Bruno Silveira, apresentou a estrutura administrativa do Poder Executivo do Rio Grande do Sul e da SPGG, sua cadeia de valor e suas pautas prioritárias. Na temática Planejamento, os instrumentos de planejamento governamental (incluindo a elaboração do Mapa Estratégico da gestão e a construção do Plano Plurianual 2024-2027 e da Lei Orçamentária Anual 2024) foram destacados.
Na temática Governo Digital, a ressignificação da relação do Estado com o cidadão orientou a discussão. Foram apresentados os resultados obtidos com a implantação da plataforma rs.gov.br; a estratégia de tecnologia do governo do Estado; e a recente parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região para aderir à utilização do Processo Eletrônico Nacional (PEN).
Além de Danielle e de Silveira, estiveram presentes, entre outros representantes de Estado, a secretária de Planejamento de Minas Gerais, Luísa Barreto; o secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva; e o secretário de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo, Marcelo Calmon Dias.
Texto: Vagner Benites/Ascom SPGG
Edição: Felipe Borges/Secom