Lista de museus e teatros
Casa de Cultura Mario Quintana
- Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico
- (51) 3221-7147
- Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.
- @ccmarioquintana
Descrição do Local
Os espaços da Casa de Cultura Mario Quintana estão voltados para o cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro, a literatura, a realização de oficinas e eventos ligados a todas as formas de arte. Eles homenageiam grandes nomes da cultura do Estado do Rio Grande do Sul.
Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul
- Rua dos Andradas, 736, 3º andar – Centro Histórico
- (51) 3221-7147
- Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.
- @macrs.oficial
Descrição do Local
O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) faz parte da Casa de Cultura Mario Quintana. Uma instituição cultural cujo objetivo é pesquisar, preservar e divulgar a arte contemporânea regional, (inter)nacional, desenvolvendo propostas educativas que visem à compreensão deste campo da arte em suas várias modalidades.
Biblioteca Pública do Estado
- Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico
- (51) 3225-9426
- Aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábados, das 10h às 17h.
- @bpe.rs
Descrição do Local
Criada em 14 de abril de 1871, a Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul ganhou importância tanto pelo seu acervo valioso quanto pelo seu prédio − uma das mais belas edificações do Rio Grande do Sul − tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual e Nacional. A BPE mantém acervo diversificado e serviços de acesso a materiais impressos e digitais, bem como a acervos em Braile e em áudio.
Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs)
- Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico
- (51) 3226-3604
- Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 19h
- @museumargs
Descrição do Local
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) é uma instituição museológica pública, voltada à história da arte e à memória artística, assim como à produção contemporânea em artes visuais.
Criado em 1954, o MARGS é o principal museu de arte do Estado do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do país. Seu acervo reúne mais de 5.700 obras de arte, desde a primeira metade do século XIX até os dias atuais, abrangendo diferentes linguagens das artes visuais, como pintura, escultura, desenho, gravura, cerâmica, arte têxtil, objeto, fotografia, instalação, performance, arte digital, vídeo, filme e design, entre outras.
Programação de 29 de fevereiro a 2 de março
“Christina Balbão — Além do silêncio” é uma das principais exposições da programação alusiva ao aniversário dos 70 anos do MARGS, a serem celebrados em 27.07.2024.
Ao mesmo tempo em que resgata e reavalia a produção artística de Christina Helfensteller Balbão (1917-2007), a mostra é também uma homenagem que assinala e dimensiona a sua destacada atuação como profissional do MARGS ao longo dos mais de 50 anos em que esteve trabalhando e envolvida com a instituição.
Assim, a exposição traz a público uma inédita apreciação da obra e trajetória da artista, reunindo mais de 130 obras, a maior parte delas até então nunca apresentadas, juntamente a uma ampla e extensa documentação com arquivos apresentados em projeção de fotografias, mesas com documentos e conteúdos biográficos.
Concebida, produzida e realizada pelo MARGS, “Christina Balbão — Além do silêncio” tem pesquisa e curadoria de Cristina Barros (curadora do MARGS), Blanca Brites e Mel Ferrari (curadoras convidadas), com envolvimento de todas as equipes do Museu e da Associação de Amigos — AAMARGS.
Farol Santander
- Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico
- Aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 20h
- @farolsantander
Descrição do Local
O Farol Santander recebe exposições de artes visuais, com temáticas diversas, de artistas nacionais e internacionais. A instituição também recebe concertos de música clássica e popular, bem como espetáculos de dança, teatros musicais, entre outros.
Programação de 29 de fevereiro a 2 de março
Reflexos [In] Versos no País das Maravilhas
O Farol Santander Porto Alegre apresenta para o público a mostra imersiva REFLEXOS [IN]VERSOS no País das Maravilhas, de Vera Uberti, com instalações multimídia de grande escala inspiradas no famoso livro escrito por Lewis Carroll em 1865, Alice no País das Maravilhas.
A partir de uma proposta inicial na onírica Ilha de Garda, em pleno Lago de Garda, na Itália, com InWonder(is)land, em 2021, a mostra REFLEXOS [IN]VERSOS no País das Maravilhas chega ao Farol Santander Porto Alegre com 10 grandes instalações imersivas e sensoriais. Cada uma delas representa um personagem ou um momento central da estória com uma abordagem singular por meio de tecnologias digitais, luzes de led, projeções, fibras óticas e texturas reflexivas.
Instituto Ling
- Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras
- (51) 3533-5700
- Aberto de segunda-feira a sábado, das 10h30 às 20h
- @Instituto.Ling
Descrição do Local
Com projeto arquitetônico contemporâneo, minimalista e oferecendo conforto térmico e acústico, o Instituto Ling abriu seu centro cultural em outubro de 2014, ampliando a atuação da instituição. Na instituição é possível participar de cursos e eventos, além de visitar a galeria, os espaços multiuso e aproveitar o espaço gastronômico.
Programação de 29 de fevereiro a 2 de março
A Casa e o Sopro
Cristina Canale é mestra da cor. Carioca estabelecida na Alemanha desde 1993, participou da icônica exposição coletiva Como vai você Geração 80? em 1984, na Escola de Artes do Parque Lage, Rio de Janeiro. Naquele período, a tendência na pintura era o neoexpressionismo abstrato, mas Cristina interessava-se por figuras e paisagens. Desde então, explora o vocabulário da pintura investigando texturas rasas, formas blocadas, campos cromáticos, nuances, sutilezas e contrastes entre porções de áreas de cor densas-sólidas e outras líquidas-transparentes.
A Casa e o Sopro traz vinte e duas obras com elementos antropomorfos, orgânicos e botânicos, em pinturas a óleo sobre linho ou tela, e desenhos em aquarela e técnica mista. A pintura “Branco de Medo” (1992) abre a visita. Com paleta de cor baixa e figuras de contornos difusos, pertence a uma fase de investigação em modulação cromática. Seu tema e atmosfera remetem às paisagens sem céu sobre blocos de cor do impressionista Claude Monet (1840-1926) e já contêm alguns antecedentes formais, de composição e texturas, de trabalhos como a “A casa e os sonhos” (2021) e “Sopro” (2023).
Fundação Iberê Camargo
- Av. Padre Cacique, 2000 – Cristal
- (51) 3247-8000
- Aberto de quinta-feira a domingo, das 14h às 18h
- @fundacaoibere
Descrição do Local
Criada em 1995, a Fundação Iberê Camargo tem a missão de preservar e divulgar a obra de Iberê Camargo, um dos grandes nomes da arte brasileiro do século XX. Anualmente são realizadas exposições, seminários, cursos, oficinas, entre outras atividades sobre a obra do artista.
Programação de 29 de fevereiro a 2 de março
Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural chega a Porto Alegre depois de percorrer sete cidades do país. Na capital gaúcha, permanece em cartaz na Fundação Iberê de 3 de fevereiro a 31 de março de 2024, e exibe um percurso de mais de 80 anos desse tipo de produção no cenário brasileiro. Felipe Scovino assina a curadoria da mostra onde as obras estão distribuídas em cinco eixos: Rasuras, Paisagens, Álbuns de Gravura, Uma Escrita em Branco e Livros-objetos.
Museu Antropológico do Rio Grande do Sul
- Rua Sete de Setembro, 1020 - 2º andar, Centro Histórico
- (51) 3228-7664
- Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
- @marsmuseu
Descrição do Local
O Museu Antropológico do RS (Mars), criado em 20 de abril de 1978, tem como objetivos principais a documentação e a divulgação da dinâmica de diferentes contextos socioculturais em âmbito regional.
Seu acervo, constituído por milhares de documentos e objetos oriundos de pesquisas etnográficas de campo, arqueológicas e etnoarqueológicas, está armazenado em três reservas técnicas.
Museu Julio de Castilhos
- Rua Duque de Caxias, 1205, Centro Histórico
- (51) 3221-3959
- Aberto de terça-feira a sábado, das 10h às 17h
- @museu_juliodecastilhos
Descrição do Local
Primeira instituição museológica do Rio Grande do Sul, o Museu Julio de Castilhos foi idealizado pelo ex-presidente do Estado de quem herdou seu nome atual e instituído pelo então presidente Antônio Borges de Medeiros, em 1903, originalmente como Museu do Estado.
O acervo se divide em três categorias: modo de vida, com objetos que retratam diferentes costumes, crenças e hábitos dos rio-grandenses; relações sociais de produção, com itens relativos ao trabalho, à produção e à circulação de renda; e história política do Rio Grande do Sul.
Programação de 29 de fevereiro a 2 de março
O acervo da Instituição é composto de mais de 11 mil objetos, divididos em 22 coleções, como: iconografia (pinturas, gravuras, fotos), indumentária (roupas, acessórios, modas de épocas), armaria (armas), etnologia (objetos relacionados à cultura indígena), escravista (objetos utilizados no período da escravidão), documentos, máquinas, utensílios domésticos, objetos de uso pessoal, missões, dentre outras. Parte do acervo (acervos até 1938) é tombado como patrimônio nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Memorial do Rio Grande do Sul
- Rua Sete de Setembro, 1020 - Centro Histórico
- (51) 3224-7159
- Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
- @memorial_rs
Descrição do Local
O Memorial do Rio Grande do Sul, criado em fevereiro de 2000, funciona como uma instituição voltada à preservação e fomento da memória histórica e cultural do Rio Grande do Sul.
Entre as atividades promovidas pela instituição estão o apoio à realização de pesquisas, ações e exposições com a temática relacionada à história e à cultura do Rio Grande do Sul, como forma de promover a reflexão sobre a identidade e as realidades da sociedade gaúcha.
Programação de 29 de fevereiro a 2 de março
“São Miguel das Missões – O Sonho e a Ruína”, exposição fotográfica de Luiz Carlos Felizardo, retrata o patrimônio histórico e cultural missioneiro.
Felizardo lança um instigante olhar sobre a Redução Jesuítica de São Miguel Arcanjo, sítio arqueológico reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco há 40 anos.
Em 2007, o projeto da exposição original, com curadoria de Paula Ramos, foi contemplado pelo Edital Arte e Patrimônio – Ministério da Cultura (MinC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Paço Imperial – e exibido no ano seguinte no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). Sua reapresentação no Memorial do RS conta com o apoio do Iphan.
Para o crítico de arte Paulo Herkenhoff, “as fotografias de São Miguel das Missões pelo Felizardo são o extremo da capacidade de ruínas falarem ao presente, de pedras silenciosas orarem contritamente. São imagens que exigem olhares contritos”.
Theatro São Pedro
- Praça Marechal Deodoro, s/nº - Centro Hitórico
- (51) 3227-5300
- Aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h
- @theatrosaopedro.rs
Descrição do Local
Inaugurado em junho de 1858, o Theatro São Pedro foi palco de grandes espetáculos que marcaram os seus 115 anos de existência, até o seu fechamento, em 1973, por falta de condições técnicas e estruturais em decorrência do tempo, impossibilitando suas atividades.
Reaberto em 1984, após o trabalho de restauração, coordenado por Eva Sopher, o teatro opera diariamente com uma intensa programação em todos os setores. A administração da instituição preocupa-se em manter a já conquistada reputação de ser uma das mais belas casas de espetáculos do mundo, que recebe milhares de visitantes, além do público que habitualmente prestigia os eventos de teatro, dança, música, exposições e outras manifestações culturais.
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
- Rua dos Andradas, 959 - Centro Histórico
- (51) 97401-7425
- Aberto de segunda-feira a sábado, das 10h às 17h e das 13h30 às 18h
- @visitemusecom
Descrição do Local
Fundado em 10 de setembro de 1974, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom) é voltado para a conservação, a pesquisa e a divulgação da história da Comunicação Social no Rio Grande do Sul. Seu acervo, disponível para consulta, abrange diferentes áreas da Comunicação: Imprensa, Televisão e Vídeo, Rádio e Fonografia, Publicidade e Propaganda, Fotografia e Cinema.
Localizado na antiga sede do jornal A Federação — prédio construído em 1922 e tombado em 1977 pelo Patrimônio Histórico de Porto Alegre -, o MuseCom conta, nos seus três pavimentos, com espaços para exposições onde são realizadas mostras fotográficas, de peças publicitárias, de materiais e objetos que reconstituem os diferentes períodos históricos da Comunicação Social em nosso Estado. O público pode frequentar suas dependências para ler jornais e revistas, elaborar pesquisas científicas, ver fotos e, ainda, assistir cursos e conferências.
Casa da OSPA
- Av. Borges de Medeiros, 1501 - Praia de Belas
- (51) 3288-1507
- Aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h
- @ospabr
Descrição do Local
A Casa da Ospa é a sede da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA). Localizada dentro do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), abriga uma sala de concertos para 1,1 mil pessoas, onde a Ospa realiza seus ensaios e apresentações ao público. A inauguração ocorreu em 24 de março de 2018, junto com o concerto de abertura da temporada, e marcou a conclusão da primeira fase de um amplo complexo musical que conta com espaço para atividades artísticas, culturais e educacionais.
Uma das mais representativas estruturas de música de concerto e formação musical da América do Sul, o Complexo Cultural Casa da Ospa ocupa uma área de 2,5 mil metros quadrados no Caff cedida pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Parque Moinhos de Vento (Parcão)
- R. Comendador Caminha, s/n - Moinhos de Vento
Descrição do Local
O nome do Parque Moinhos de Vento tem sua origem no século XVIII, quando Antonio Martins Barbosa, vindo de Minas Gerais, estabeleceu-se com seu moinho de vento no espigão onde hoje se situa a avenida Independência. Hoje, o Parque Moinhos de Vento oferece opções de lazer como jogging, patinação, quadras de futebol, tênis, vôlei e aparelhos de ginástica.
Parque Marinha do Brasil
- Av. Borges de Medeiros, 2.035 - Praia de Belas
Descrição do Local
Um parque essencialmente esportivo, contando com quadras de futebol de salão, tênis, vôlei, basquete, pistas de patinação, skate, atletismo e ciclismo, aparelhos para ginástica, campos de futebol 7, além de recantos infantis e espaço cívico com espelho d´água. Outros atrativos são o eixo aquático de 10 mil metros quadrados que corta e percorre 700 metros do parque, o Recanto Solar, para banhos de sol, e o Recanto da Saudade, apreciado pelo por-do-sol.
Parque Germânia
- Av. Tulio de Rose, s/nº - Passo d´Areia
Descrição do Local
A estrutura do parque conta com prédio de administração, quadras de tênis, quadras para vôlei, basquete e futebol de salão, cancha de bocha coberta e iluminada, playgrounds, aparelhos de ginástica, caminhos para corrida ou caminhada e jardins para descanso e contemplação da natureza, além de uma área de preservação que abriga inúmeras espécies vegetais e animais e 1,2 mil espécies nativas.
Parque Farroupilha
- Av. João Pessoa, S/N - Bom Fim
Descrição do Local
Anteriormente denominado Campos de Redenção, o parque passou a ser chamado Farroupilha com a realização da Exposição Comemorativa do Centenário da Revolução Farroupilha, em 1935. No local foi criado, em 1978, o Brique da Redenção e em 1997 foi efetuado o tombamento do parque como patrimônio histórico, cultural, natural e paisagístico de Porto Alegre.
No local, existem várias opções de lazer, como um parque de diversões, passeios de trenzinho e pedalinho, o Mercado do Bom Fim, com lojas de conveniência e lancherias, e a Feira Ecológica, aos sábados pela manhã.
Além de diversos recantos, como Orquidário, Recanto Alpino, Recanto Oriental, Recanto Europeu, Solar, Fonte Luminosa, Espelho d’água e Auditório Araújo Viana, o parque conta ainda com o Monumento ao Expedicionário.
Há cerca de 10.000 árvores, de espécies como chal-chal, pitangueira, paineira, tipuana, cocão, palmeira da califórnia, grinalda de noiva, jacarandá, ipê-roxo e cipreste.
Orla do Guaíba
- Av. Mauá, S/N - Centro Histórico
Descrição do Local
Um cenário encantador que se estende ao longo das margens do Rio Guaíba, a Orla destaca-se pela diversidade de espaços públicos e atrativos que oferece aos visitantes.
A Usina do Gasômetro, ícone cultural de Porto Alegre, possui uma arquitetura imponente e é um dos cartões-postais da capital gaúcha. Já o Parque Jaime Lerner, conhecido pela paisagem exuberante, oferece espaços para caminhadas, atividades ao ar livre e contemplação da natureza. A região é um convite à conexão com a cultura, lazer e beleza natural.